Fotografias do Municipio

arronches-vista_mini

arronches 3 de 3

arvore

arvores ao por do sol em mosteiros

aude mosteiros

igrejaesperana

ponte_out

praa2_mini

contact 1

Apoio ao Munícipe

Sugestões Para:

Geografia

O concelho de Arronches, do distrito de Portalegre, localiza-se no Alentejo (NUT II) e no Alto Alentejo (NUT III).
Segundo a Carta Administrativa Oficial de Portugal, de 2012, o concelho de Arronches, ocupa uma área de 315,4 km2 e abrange três freguesias: Assunção, com uma área de 205,004Km2,  Esperança, com uma área de 57,284 Km2  e Mosteiros, com uma área de 53,118 KM2
O concelho encontra-se limitado a norte pelo concelho de Portalegre, a sudeste por Campo Maior, a sul por Elvas, a oeste por Monforte e a nordeste por Espanha.
Segundos os Censos de 2011, o concelho tem uma população residente de 3119 pessoas e uma densidade populacional de 9,9 pessoas por Km2
O natural ou habitante de Arronches denomina-se arronchense.
Possui um clima marcadamente mediterrânico, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no verão. A precipitação é irregular. As vertentes expostas a sudoeste têm um clima mais quente e mais seco do que as que estão expostas a nordeste, apresentando um clima mais frio e húmido.
No que se refere à morfologia, os terrenos são, geralmente, planos, devido à existência de dois grandes planaltos, com vales largos, onde se ergue a serra de São Mamede, com cerca de 40 km de comprimento e 10 km de largura, e que corresponde ao extremo ocidental da cordilheira luso-espanhola. Com altitudes inferiores, os montes da Coutada (354 m), da Capela do Rei (523 m), de Louções (454 m) e do Almo (584 m).
O concelho está inserido na área do Parque Natural da Serra de São Mamede, que tem grande interesse geomorfológico, paisagístico, faunístico e florístico, valores arquitetónicos e paisagens humanizadas. A sua criação foi oficializada através do Decreto-Lei n.° 121/89 de 14 de abril. Tem uma área de 31 750 ha, e abrange parte dos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.
Neste parque existe uma grande diversidade geológica, como, por exemplo, as "marmitas de gigante" em Galegos, as grutas e os quartzitos.
Como recursos hídricos, possui o rio Caia e a sua albufeira homónima, o rio Alegrete ou Arronches, e ainda, as ribeiras de Revelhos, de Abilongo e de Ougela.